ESTADO, HEGEMONIA E DEMOCRACIA NO BRASIL

Autores

  • Ana Lole PUC
  • Inez Stampa PUC

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.vi9.44328

Palavras-chave:

Estado, Direitos sociais, Democracia, Conservadorismo.

Resumo

Neste artigo analisaremos a interligação entre Estado, hegemonia e democracia no Brasil, objetivando problematizar a desconstrução do Estado democrático de direito frente à onda conservadora que paira no Brasil no contexto atual. A contrarreforma da Constituição Federal de 1988, tem se efetivado, dentre outros aspectos, em medidas de desconstrução de direitos sociais. As pautas políticas fortemente conservadoras levam-nos a acreditar que, realmente, vivenciamos um estado de exceção, expresso mediante aprofundamento da ofensiva contra a classe trabalhadora e tende a se apresentar como o paradigma de governo dominante na política contemporânea. Nossa intenção é de examinar as formas utilizadas pelo governo brasileiro no enfrentamento da crise econômica e política, as quais buscam aniquilar as lutas sociais da classe trabalhadora na perspectiva de manter e aprofundar a hegemonia da classe dominante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lole, PUC

Doutora em Serviço Social. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisadora no grupo de pesquisa Trabalho, Políticas Públicas e Serviço Social da PUC-Rio (Trappus) e no Núcleo de Estudos e Pesquisa Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE/UFF). Membro da Coordenação Nacional da International Gramsci Society Brasil (IGS-Brasil). Brasil. E-mail: 

Inez Stampa, PUC

Doutora em Serviço Social. Professora do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-Rio e do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil-Memórias Reveladas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Coordenadora do grupo de pesquisa Trabalho, Políticas Públicas e Serviço Social da PUC-Rio (Trappus). Brasil. E-mail: 

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. 2 ed. revista. São Paulo: Boitempo, 2014.

BOSCHETTI, Ivanete. Expressões do conservadorismo na formação profissional. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 124, p. 637-651, out./dez. 2015.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. VII edição. São Paulo: Saraiva, 2010.

COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

COUTO, Berenice Rojas. O direito social e a assistência social na sociedade brasileira: uma equação possível? 3 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

DEMIER, Felipe. Depois do golpe: a dialética da democracia blindada no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2017.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere - Volume 1: Introdução ao estudo da filosofia – a filosofia de Benedito Croce. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011a.

________________. Cadernos do Cárcere - Volume 2: os intelectuais, o princípio educativo e jornalismo. 6 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011b.

________________. Cadernos do Cárcere - Volume 3: Maquiavel, notas sobre o Estado e a política. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011c.

GRUPPI, Luciano. O conceito de hegemonia em Gramsci. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. 2 ed. São Paulo: Ática, 2007.

LIGUORI, Guido. Estado e sociedade civil de Marx a Gramsci. Novos Rumos, São Paulo, ano 21, n. 46, p. 4-10, 2006.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de. Protestos brasileiros no ciclo 2013-2015: uma análise gramsciana das ações coletivas populares. 2017. Tese (Doutorado em Serviço Social). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC: UFSC, 2017.

MARICATO, Ermínia et al. Cidades rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo; Carta Maior, 2013.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I, v. 1. 27 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

________________. Notas Críticas al Artículo: “El Rey de Prusia y La Reforma Social. Por um prusiano”. In: MARX, Karl. Obras de Marx y Engels. Barcelona: Grijalbo, 1978.

MATTOS, Hebe et al. (Org.). Historiadores pela democracia: o golpe de 2016 e a fora do passado. São Paulo: Alameda, 2016.

PASTORINI, Alejandra. As políticas sociais e o Serviço Social: instrumento de reversão ou manutenção das desigualdades?. In: MONTAÑO, Carlos. A natureza do Serviço Social: um ensaio sobre sua gênese, a “especificidade” e sua reprodução. São Paulo: Cortez, 2007. p. 69-92.

PAULANI, Leda Maria. O projeto neoliberal para a sociedade brasileira: sua dinâmica e seus impasses. In: LIMA, Júlio César França; NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Fiocruz/EPSJV, 2006. p. 67-107.

PEREIRA, Potyara A. Pereira. Utopias desenvolvimentistas e política social no Brasil. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 112, p. 729-753, out./dez. 2012.

REIS, Maria Edileuza Fontenele. BRICS: surgimento e evolução. In: PIMENTEL, José Vicente de Sá (org.). O Brasil, os BRICS e a agenda internacional. 2 ed. rev. e ampl. Brasília: FUNAG, 2013. p. 47-71.

SARACENO, Chiara. Il Welfare: modelli e dilemmi della cittadinanza sociale. Bologna: Il Mulino, 2013.

SCHLESENER, Anita Helena. Hegemonia e cultura: Gramsci. 3 ed. Curitiba: UFPR, 2007.

SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe: entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: LeYa, 2016.

STAMPA, Inez; LOLE, Ana. Lutas e movimentos sociais: compromisso de classe com quem? O Social em Questão, Rio de Janeiro, ano XX, n. 39, p. 211-226, set./dez. 2017.

WACQUANT, Loïc. As prisões da miséria. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

WOOD, Ellen Meiksins. O que é a agenda “pós-moderna”? In: WOOD, Ellen Meiksins:

FOSTER, John Bellamy (Org.). Em defesa da história: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. p. 7-22.

Downloads

Publicado

2020-07-29