UM PAR DIALÉTICO ENTRE MUROS: NOTAS SOBRE DEMOCRACIA E CIDADANIA A PARTIR DO ESTUDO DA PARTICIPAÇÃO NO OP E NO CMS DO MUNICÍPIO DE RIO DAS OSTRAS

Autores

  • Teresa Rocha de Marins

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v0i8.45775

Palavras-chave:

Participação, Democracia, Espaço Público.

Resumo

 

Este artigo desenvolve uma discussão em torno das categorias participação popular, cultura política, democracia e cidadania, a partir do estudo de duas experiências de inovação democrática no município de Rio das Ostras/RJ, além de primar pela análise do cenário político local, com a possibilidade de contribuir com o aprofundamento do que significa democracia participativa. Nesse intento, através do estudo do Orçamento participativo (OP) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), temos o interesse em discutir as particularidades da participação da população, assim como analisar as diferenças entre os projetos políticos em disputa nesses espaços, elucidando a cidadania como práxis social, determinada historicamente e constituída politicamente como uma mediação social.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORÓN, Atilio. Estado,capitalismo e democracia na América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1994.

CHEVALIER, Jean-Jacques. História do pensamento político. Tomo 2: o declínio do Estado-nação monárquico. Rio de Janeiro, Zahar, 1979.

FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil. Rio de Janeiro, Zahar, 1975.

GALEANO, Eduardo. Livro dos abraços. Porto Alegre, 2015, L&PM.

LOCKE, John. Segundo Tratado sobre o Governo. São Paulo, Martin Claret, 2004.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo, Nova Cultural, 1999.

SARTORI, Giovanni.A teoria da democracia revisitada. Volume II: as questões clássicas. São Paulo, Ática, 1994.

Downloads

Publicado

2020-09-05