EDUCAÇÃO, FILOSOFIA, IMAGEM: O CALEIDOSCÓPIO DO TEMPO DE AGORA
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v2i3.47243Resumo
Neste artigo o que pretendemos pensar a respeito, do que chamamos, provocativamente, de “analfabetismo docente”. Tal analfabetismo se refereao paradoxo de vivermos numa época de imagens e não sabermos lê-las. Pretendemos pensar de que forma a questão da imagem é incorporada às práticas pedagógicas e em que medida os professores hoje são ‘analfabetos’ com relação à imagem, não reconhecendo sua legitimidade no processo pedagógico (voltado para o letramento).É considerando tudo isso que entendemos ser necessário que a escola, reconhecendo a sua identidade ligada ao letramento, possa posicionar-se de outra forma diante das novas tecnologias e mídias, que apresentam tudo como imagem- até mesmo o texto, dado que os alunos são alfabetizados para os códigos do texto, mas não para os da imagem.
Palavras-chave: Alfabetização; Direitos sociais; Democracia; Imagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.