EDUCAÇÃO, FILOSOFIA, IMAGEM: O CALEIDOSCÓPIO DO TEMPO DE AGORA

Autores

  • Angela Santi

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.vi3.47243

Resumo

 

Neste artigo o que pretendemos pensar a respeito, do que chamamos, provocativamente, de “analfabetismo docente”. Tal analfabetismo se refereao paradoxo de vivermos numa época de imagens e não sabermos lê-las. Pretendemos pensar de que forma a questão da imagem é incorporada às práticas pedagógicas e em que medida os professores hoje são ‘analfabetos’ com relação à imagem, não reconhecendo sua legitimidade no processo pedagógico (voltado para o letramento).É considerando tudo isso que entendemos ser necessário que a escola, reconhecendo a sua identidade ligada ao letramento, possa posicionar-se de outra forma diante das novas tecnologias e mídias, que apresentam tudo como imagem- até mesmo o texto, dado que os alunos são alfabetizados para os códigos do texto, mas não para os da imagem.

Palavras-chave: Alfabetização; Direitos sociais; Democracia; Imagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-22

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO