O AGRONEGÓCIO EM CONCRETO: SUAS CONSEQUÊNCIAS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Elismar Bezerra Arruda

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.vi6.47258

Resumo

Resumo

O artigo discute o Agronegócio enquanto supremacia do processo econômico-social mato-grossense. De início, busca-se conceitua-lo situado no processo econômico- social mato-grossense, que se desenvolve articulado organicamente à realidade capitalista nacional e mundial desde a sua gênese. Destaca-se desse processo a sua dependência às praças centrais do capitalismo mundial, do que decorre o subdesenvolvimento, que caracterizará o desenvolvimento mato-grossense. Emerge dessa materialidade, a visão de mundo que orienta oficialmente os processos educacional-escolares das massas trabalhadoras na Escola Pública, tentando limitar esta escola à agencia de formação de mão-de-obra e, assim, perpetuar os trabalhadores como instrumento do processo da valorização capitalista. Por fim, indica as construções econômico-sociais dos subalternos como construção hegemônica e, assim, como conteúdo importante para o processo educacional-escolar dos trabalhadores, elevando-as a referencial para uma nova prática político-pedagógica dos educadores. O artigo está fundamentado na teoria marxiana e no seu desenvolvimento por autores como Antonio Gramsci, Florestan Fernandes, dentre outros.

Palavras-chave: Agronegócio. Trabalhadores. Escola Pública. Construção Hegemônica

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Publicado

2020-11-22

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Seção

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