“É COMO SE AQUI NÃO TIVESSE PANDEMIA:

REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA POR COVID-19 EM FAVELAS CARIOCAS.

Autores

  • Fabiana Melo Sousa Seeduc
  • Marcos Thimoteo Dominguez Universidade Federal do ABC/SP
  • Marize Bastos da Cunha Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.vi14.51657

Resumo

Este artigo traz alguns resultados de uma pesquisa em andamento a respeito da crise sanitária e humanitária em favelas do Rio de Janeiro, buscando dar visibilidade à diferentes perspectivas sobre a pandemia por Covid-19 em território de favelas, lugares onde percebe-se ao mesmo tempo a não-adesão
da população às medidas sanitárias, como o uso de máscaras e o distanciamento social, e a invisibilidade das lutas locais e dos problemas estruturais agravados pela atual crise de saúde. Para esta reflexão, são mobilizadas experiências e metodologias da saúde coletiva inspiradas pela educação popular, e conceitos da filosofia no sentido de problematizar a ideia de favela como um problema social e percebê-la como territórios que deslimitam o conceito de cidade.

Palavras-chave: educação popular; saúde coletiva; favelas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Thimoteo Dominguez, Universidade Federal do ABC/SP

Marcos Thimoteo Dominguez, Doutor em História, Políticas e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV-RJ. Atua como pesquisador colaborador no Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais – LEPUR da Universidade Federal do ABC/SP e junto ao projeto “A Covid- 19 como situação limite: experiências e memória histórica na produção de conhecimentos em saúde com favelas do Rio de Janeiro”.

Marize Bastos da Cunha, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP/FIOCRUZ, atua no Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) da Fiocruz e como docente no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP. Coordena os projetos “Método CAP: dispositivo de produção compartilhada e difusão de conhecimento” e “A Covid-19 como situação limite: experiências e memória histórica na produção de conhecimentos em saúde com favelas do Rio de Janeiro”.

Downloads

Publicado

2021-12-19