“É COMO SE AQUI NÃO TIVESSE PANDEMIA:
REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA POR COVID-19 EM FAVELAS CARIOCAS.
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51657Resumo
Este artigo traz alguns resultados de uma pesquisa em andamento a respeito da crise sanitária e humanitária em favelas do Rio de Janeiro, buscando dar visibilidade à diferentes perspectivas sobre a pandemia por Covid-19 em território de favelas, lugares onde percebe-se ao mesmo tempo a não-adesão
da população às medidas sanitárias, como o uso de máscaras e o distanciamento social, e a invisibilidade das lutas locais e dos problemas estruturais agravados pela atual crise de saúde. Para esta reflexão, são mobilizadas experiências e metodologias da saúde coletiva inspiradas pela educação popular, e conceitos da filosofia no sentido de problematizar a ideia de favela como um problema social e percebê-la como territórios que deslimitam o conceito de cidade.
Palavras-chave: educação popular; saúde coletiva; favelas
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.