“É COMO SE AQUI NÃO TIVESSE PANDEMIA:

REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA POR COVID-19 EM FAVELAS CARIOCAS.

Autores

  • Fabiana Melo Sousa Seeduc
  • Marcos Thimoteo Dominguez Universidade Federal do ABC/SP
  • Marize Bastos da Cunha Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v9i14.51657

Resumo

Este artigo traz alguns resultados de uma pesquisa em andamento a respeito da crise sanitária e humanitária em favelas do Rio de Janeiro, buscando dar visibilidade à diferentes perspectivas sobre a pandemia por Covid-19 em território de favelas, lugares onde percebe-se ao mesmo tempo a não-adesão
da população às medidas sanitárias, como o uso de máscaras e o distanciamento social, e a invisibilidade das lutas locais e dos problemas estruturais agravados pela atual crise de saúde. Para esta reflexão, são mobilizadas experiências e metodologias da saúde coletiva inspiradas pela educação popular, e conceitos da filosofia no sentido de problematizar a ideia de favela como um problema social e percebê-la como territórios que deslimitam o conceito de cidade.

Palavras-chave: educação popular; saúde coletiva; favelas

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Thimoteo Dominguez, Universidade Federal do ABC/SP

    Marcos Thimoteo Dominguez, Doutor em História, Políticas e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV-RJ. Atua como pesquisador colaborador no Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais – LEPUR da Universidade Federal do ABC/SP e junto ao projeto “A Covid- 19 como situação limite: experiências e memória histórica na produção de conhecimentos em saúde com favelas do Rio de Janeiro”.

  • Marize Bastos da Cunha, Fundação Oswaldo Cruz

    Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP/FIOCRUZ, atua no Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) da Fiocruz e como docente no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP. Coordena os projetos “Método CAP: dispositivo de produção compartilhada e difusão de conhecimento” e “A Covid-19 como situação limite: experiências e memória histórica na produção de conhecimentos em saúde com favelas do Rio de Janeiro”.

Downloads

Publicado

2021-12-19