PATRIMÔNIO ARTÍSTICO, IDEOLOGIA E DOMINAÇÃO
PARA UMA CRÍTICA ONTOLÓGICA DA FORMAÇÃO ESTÉTICO-CULTURAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v10i15.55924Resumo
O artigo aborda as relações sociais no campo da arte, especialmente as articulações entre a formação estético-cultural da sociedade, a ideologia e o projeto teleológico educacional burguês. Sua referência metodológica é a ontologia crítica e seu objeto de estudo são as ideias que conformam o acervo público de artes plásticas do Museu Nacional de Belas Artes sediado na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é estabelecer um conhecimento crítico sobre o processo histórico de legitimação e institucionalização dos valores estéticos e artísticos utilizados ao longo do tempo na formação daquele acervo.
Palavras-chave: Patrimônio artístico; Sistema de arte; Educação estético-cultural; Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.