AS FORÇAS DE TRABALHO E A PRODUTIVIDADE: UMA ANÁLISE DE MEMES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO DE PROFESSORES NA PANDEMIA

Autores

  • Thatiana Muylaert Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v3i18.57096

Resumo

A pandemia da Covid-19 trouxe um novo ensinar-pesquisar àqueles que estão em sala de aula. A saída do “habitat” natural, para os docentes, foi dolorosa e cruel, tendo em vista que precisaram descontruir anos de docência num espaço curtíssimo de tempo. Desse modo, tomando como base os postulados de Deleuze e Guattari (1995), acerca da noção de cartografia, atrelada à importância do processo em qualquer setor da atividade humana, este ensaio pretende apresentar de que modo os hipergêneros (MAINGUENEAU, 2010) memes da internet contribuíram/contribuem para a construção dos estereótipos acerca dos professores, bem como para sua construção identitária no momento pandêmico.

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Publicado

2023-11-04

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO