A EDUCAÇÃO NA PANDEMIA - BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO REMOTO E TRABALHO DOCENTE NO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v11i17.57120Resumo
O objetivo deste texto é analisar o ensino remoto no contexto da pandemia de COVID-19 e o trabalho docente nesse período no Ceará, discutindo características e contradições das práticas educativas em meio ao isolamento social. Os dados sobre a atuação profissional, as condições de trabalho e os aspectos psicológicos foram coletados no Google Forms. A pesquisa tem natureza exploratória da problemática da relação entre ensino remoto durante a pandemia de covid-19 e o trabalho docente no Ceará, com abordagem quanti-qualitativa. O texto foi organizado em três partes, a saber: 1) apresentamos o contexto da referida pandemia; 2) realizamos apontamentos sobre o ensino remoto; 3) procedemos a discussão sobre o trabalho docente, limites e contradições, examinando os dados qualitativos e quantitativos das reflexões dos professores da educação básica diante do ensino remoto. Constatamos que com o ensino remoto ocorreu extensão e aumento na jornada de trabalho dos professores. Os dados apontam, por fim, que os aspectos profissionais, infraestruturais e psicológicos necessitam de um estudo mais detalhado e adequado para a compreensão dessas questões.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.