A EDUCAÇÃO NA PANDEMIA - BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO REMOTO E TRABALHO DOCENTE NO CEARÁ

Autores

  • Maria Elly Krishna dos Santos Pereira Uece
  • Maria Núbia
  • Solonildo

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v11i17.57120

Resumo

O objetivo deste texto é analisar o ensino remoto no contexto da pandemia de COVID-19 e o trabalho docente nesse período no Ceará, discutindo características e contradições das práticas educativas em meio ao isolamento social. Os dados sobre a atuação profissional, as condições de trabalho e os aspectos psicológicos foram coletados no Google Forms. A pesquisa tem natureza exploratória da problemática da relação entre ensino remoto durante a pandemia de covid-19 e o trabalho docente no Ceará, com abordagem quanti-qualitativa. O texto foi organizado em três partes, a saber: 1) apresentamos o contexto da referida pandemia; 2) realizamos apontamentos sobre o ensino remoto; 3) procedemos a discussão sobre o trabalho docente, limites e contradições, examinando os dados qualitativos e quantitativos das reflexões dos professores da educação básica diante do ensino remoto. Constatamos que com o ensino remoto ocorreu extensão e aumento na jornada de trabalho dos professores. Os dados apontam, por fim, que os aspectos profissionais, infraestruturais e psicológicos necessitam de um estudo mais detalhado e adequado para a compreensão dessas questões.

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Biografia do Autor

Maria Elly Krishna dos Santos Pereira, Uece

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará
(PPGE-UECE), Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo mesmo Programa de
Mestrado Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
(IFCE), Especialista em Ensino de Geografia pelo Instituto UCAM-ProMinas, Licenciada em
Geografia pela Universidade Estadual do Ceará e Professora na Secretaria de Educação do
Estado do Ceará.

Maria Núbia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará
(PPGE-UECE), Mestra em Educação pelo mesmo Programa, Licenciada em Pedagogia pelo
Centro de Educação (CED-UECE), Pesquisadora-colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisa do Movimento Operário - (IMO-UECE), através do Grupo de Estudos Marxistas
Trabalho, Educação e Sociabilidade (GEMTES). Desenvolve estudos e pesquisas sobre o
Curso de Pedagogia no Brasil, Práxis, Formação Humana e com ênfase em Formação de
professores, Fundamentos da Educação, Política Educacional. Desde 2017 é Professora da
Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia do município de
Caucaia-Ceará.

Solonildo

Possui graduação em Sistemas e Mídias Digitais - SMD pela Universidade Federal do Ceará(2013), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará(2009), graduação em Teatro pela Universidade Federal do Ceará(2020), graduação em Geografia / Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará(1999), especialização em Metodologias do Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Ceará(2002), especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará(2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará(2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(2011), pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará(2016) e curso-tecnico-profissionalizante em Assistente Básico em Administração pela Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra(1994). Atualmente é Pesquisador do IMO da Universidade Estadual do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Professor EBTT do Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Membro de corpo editorial da Conexões : Ciência e Tecnologia, professor do Instituto Federal do Ceará, Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Revisor de periódico da RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, Membro de corpo editorial da RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, Membro de corpo editorial do Educação Profissional e Tecnológica em Revista e Professor Permanente de Doutorado Acadêmico da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas:UAB.

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Publicado

2023-07-06

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO