OS DESAFIOS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Maria Jose de Castro Nunes Universidade Federal do Pará
  • Willian Lazaretti da Conceição Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v3i18.57238

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar as análises acerca dos maiores desafios estabelecidos na relação professor-aluno na modalidade de Educação Remota, no contexto da pandemia da COVID-19 sob a perspectiva dos docentes, graduandos e pós graduandos do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Pará, elencando as adaptações necessárias realizadas para efetividade no processo de ensino-aprendizagem, as dificuldades no acesso à internet e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Tecnologia - TDICs, assim como buscar entender a relação professor-aluno no período pandêmico. Optou-se por uma pesquisa documental e bibliográfica, com estudo exploratório e descritivo, com abordagem quali-quantitativa, a partir das respostas obtidas via questionário, tendo como público alvo professores e alunos do Instituto de Ciências da Educação  da Universidade Federal do Pará, abrangendo os cursos de graduação de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física e Pós Graduação. Dentre os resultados obtidos, notou-se I) As dificuldades no acesso à internet e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs utilizadas no Ensino Remoto durante o contexto; II) A relação professor- aluno e seus desafios no Ensino Remoto em tempos de pandemia e III) Maiores desafios da Educação Remota sob a perspectiva dos docentes, graduandos e pós graduandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-04

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO