SENTIMENTOS DE PROFESSORES E PROFESSORAS EM RELAÇÃO À SUA PROFISSÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA: UM ESTUDO NO ENSINO MÉDIO.

SENTIMENTOS DE PROFESSORES E PROFESSORAS EM RELAÇÃO À SUA PROFISSÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA: UM ESTUDO NO ENSINO MÉDIO.

Autores

  • Francisca Maria Coelho Cavalcanti Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Manoela Oliveira da Silva UFAM

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v3i18.57352

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que descreveu e analisou os sentimentos dos professores e professoras atuantes no ensino médio da educação básica de escolas públicas da cidade de Manaus em relação à sua profissão, vivenciados no contexto de pandemia da Covid-19 e a partir dessa vivência a indagação se continuariam nessa profissão. O contexto pandêmico se apresentou abrupto e se fez urgente e necessário que a escola assumisse a prática de uma metodologia que desse conta do processo ensino-aprendizagem utilizando-se de mediações tecnológicas que fazem parte da sociedade, contudo ainda não totalmente disseminada e distante de muitas realidades de professores e alunos. Diante dessa perspectiva, este estudo tem as seguintes indagações: como se encontra os sentimentos dos professores e professoras, para com: seus alunos (as), suas condições de trabalho, sua carga horária de trabalho, sua formação, sua autonomia e prática pedagógica, seu tempo de lazer, seu salário e como se sente na sociedade diante do atual contexto. Tem como metodologia a pesquisa descritiva e explicativa, utilizando uma entrevista semiestruturada, com análise qualitativa. Infere-se que há tantos sentimentos favoráveis como desfavoráveis para o exercício profissional diante desse contexto, evidenciou-se que a prática demonstra a fragilidade do sistema de educação brasileiro e a distância da educação de qualidade expressa em documentos como a Constituição Federativa e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Os sentimentos desfavoráveis foram, em maioria, destacados em relação aos alunos, condições de trabalho, carga horária, tempo livre, salário, e como o docente se sente diante da sociedade brasileira. O equilíbrio entre os sentimentos favoráveis e desfavoráveis foram citados em relação a formação inicial e em relação a autonomia didático pedagógica. Mesmo com inúmeras adversidades, a esperança e a perseverança na profissão foram amplamente perceptíveis e descritas pelos profissionais em maioria, ao serem taxativos em não almejar abandonar a profissão.

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Biografia do Autor

Maria Manoela Oliveira da Silva , UFAM

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, pesquisadora na área de formação de professores.

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Publicado

2023-11-04

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO