ANÁLISE PRELIMINAR DO IMPACTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL PELA ÓTICA DE PROFESSORES DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL EM PARINTINS NO BAIXO AMAZONAS

Autores

  • Beatriz Souza de Sena dos Santos Universidade Federal do AMazonas - UFAM
  • Denilson Diniz Pereira

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v3i18.57392

Resumo

A partir da contemporaneidade a Educação Especial ganha destaque acarretando mudança de paradigmas no que concerne o processo de inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular, fortalecendo a formação dos professores e criando uma rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde a partir do período pandêmico que o mundo vivenciou com a COVID-19. Este Trabalho de Conclusão de Curso, origina-se a partir de um problema que atingiu diretamente questões histórico-sociais, no âmbito das escolas públicas do município de Parintins no Baixo Amazonas, por meio de observações, conversas e diálogos informais com os professores de Salas de Recursos Multifuncionais. Realizou-se um levantamento bibliográfico das legislações e marcos importantes para o campo da Educação Especial, dando destaque ao Atendimento Educacional Especializados (AEE) em SRM e os impactados da COVID-19 nas mesmas, baseado nos autores Diniz (2021 e 2022), Marquezini, Tanaka, Busto (2013), Soares e Carvalho (2012), Figueira (2016). Os resultados apontam para a importância do AEE na SRM para o acompanhamento adequado dos alunos que necessitam, apontando a relevância desse atendimento em período pandêmico.

 

Palavras-Chaves: Pandemia, Educação Especial, Sala de Recurso Multifuncional.

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Publicado

2023-11-04

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO