A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PARANÁ – UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v11i17.57432Resumo
A pandemia da Covid-19 durante os anos de 2020 e 2021 forçou o estabelecimento de novas normas de convivência social, ocasionando mudanças nas formas de ensinar e aprender nas escolas. Nesse tempo, com a suspensão das aulas presencias, no Estado do Paraná foi implantado o ensino remoto emergencial (ERE) numa tentativa de levar atividades de sala de aula até a casa dos estudantes. O presente artigo objetiva revelar e discutir como o ERE foi implementado no estado do Paraná, a partir de abril de 2020, na educação Profissional e Técnica de Nível médio (EPTNM) a partir do estudo de caso em uma escola pública. Os dados provêm de uma revisão documental das publicações governamentais editadas nesse tempo de ERE e foi realizado um acompanhamento in loco do cotidiano escolar, permitindo, assim, emitir julgamentos empíricos a partir dos fatos que eram observados. Percebeu-se que o ERE foi inserido objetivando a continuidade do percurso formativo dos estudantes, disponibilizando aulas tais quais ocorriam na forma presencial. Entretanto as ferramentas e metodologias utilizadas não foram efetivas no tocante a propiciar um ensino com níveis satisfatórios de qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.