A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PARANÁ – UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Everton Donizetti Kielt UEPG
  • Ana Lucia Pereira UEPG
  • João Carlos Pereira de Moraes UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v2i17.57432

Resumo

A pandemia da Covid-19 durante os anos de 2020 e 2021 forçou o estabelecimento de novas normas de convivência social, ocasionando mudanças nas formas de ensinar e aprender nas escolas. Nesse tempo, com a suspensão das aulas presencias, no Estado do Paraná foi implantado o ensino remoto emergencial (ERE) numa tentativa de levar atividades de sala de aula até a casa dos estudantes. O presente artigo objetiva revelar e discutir como o ERE foi implementado no estado do Paraná, a partir de abril de 2020, na educação Profissional e Técnica de Nível médio (EPTNM) a partir do estudo de caso em uma escola pública. Os dados provêm de uma revisão documental das publicações governamentais editadas nesse tempo de ERE e foi realizado um acompanhamento in loco do cotidiano escolar, permitindo, assim, emitir julgamentos empíricos a partir dos fatos que eram observados. Percebeu-se que o ERE foi inserido objetivando a continuidade do percurso formativo dos estudantes, disponibilizando aulas tais quais ocorriam na forma presencial. Entretanto as ferramentas e metodologias utilizadas não foram efetivas no tocante a propiciar um ensino com níveis satisfatórios de qualidade.

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Publicado

2023-07-06

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO