TRABALHO E EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: ANÁLISE CRÍTICA DO TRABALHO DOCENTE SOB O CONCEITO DE DESTRUTIVIDADE DO CAPITAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v11i17.57435Resumo
O presente artigo apresenta um estado do conhecimento em dossiês sob o recorte da pandemia da COVID 19 nos anos de (2020-2021) na área da educação regido pelo conceito marxista da destrutividade do capital na atividade laboral humana aplicado ao trabalho docente. Para isso, o estudo buscou conhecer a produção científica, em forma de artigos, publicados na área da educação em dossiês temáticos sobre os impactos da pandemia na educação através da categorização do quantitativo de temáticas relacionadas ao trabalho docente, tais como a tecnologia, o EAD, ensino remoto x ensino presencial, o uso das TIC’s por professores entre outros. A análise foi realizada de maneira qualitativa e os dados foram confrontados à luz do método materialista histórico-dialético que forneceu instrumentos de análise crítica frente às disposições da situação do trabalho precarizado e o acirramento destas questões agravadas pela pandemia. Os resultados demonstraram como as incursões da tecnologia na educação com propósitos e objetivos voltados para o acúmulo do capital cooptam a vida do trabalhador e assumem um conceito distorcido da função do trabalho enquanto atividade fundamentalmente humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.