O PENSAMENTO URBANOCÊNTRICO: E UMA REALIDADE DISTINTA NO INTERIOR DO AMAZONAS

Autores

  • Camila Louzada Secretária Estadual de Educação do Amazonas-SEDUC
  • Armando Brito da Frota Filho Semed- Manaus

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v3i18.57442

Resumo

A pandemia de COVID-19 que assolou/e ainda encontra-se em curso no planeta, afetou diversos aspectos da sociedade, e a educação não foi diferente. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo analisar e discutir as ações de ensino remoto adotadas pela Secretaria de Estado Educação e Qualidade de Ensino-SEDUC/Amazonas durante os anos de 2020 e 20221, considerando as múltiplas e complexas realidades brasileiras, em especial nas relações centro-periferia e urbano- campo. O presente artigo teve como principais metodologias a revisão bibliográfica, trabalho de campo, entrevistas com professores e alunos da rede pública SEDUC/Amazonas. Os principais resultados foram: a) os professores se mostraram incomodados em sua grande maioria com a necessidade de utilizar plataformas digitais “do dia para a noite”, sem qualquer treinamento prévio; b) dificuldade de acesso à internet na maioria dos municípios amazonense; c) e principalmente a realidade dos alunos, que na maioria dos casos não dispunham de aparelho de celular, muito menos de internet para acompanhar as aulas online. Diante do exposto, é perceptível a discrepância de realidades na educação.
Palavras- Chaves: Ensino Emergencial; Desafios na Educação; Interior do Amazonas.

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Biografia do Autor

Armando Brito da Frota Filho, Semed- Manaus

Graduado em Geografia, Licenciatura (2009-2013) e Bacharel (2014-2020), pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2014-2016). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2017 - 2021). Possui experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia e Pedologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacias Hidrográficas, geomorfologia de encostas, processos erosivos, vulnerabilidade erosiva, impactos ambientais, mudanças da paisagem e Geografia Física e Ensino. Atualmente faz parte de Rede Colaborativa Formação Continuada (RCFC) da SEMED-Manaus como professor formador do componente de Geografia para os Anos finais (Ensino Fundamental II). É idealizador, junto a Hugo Alves Soares Loureiro (doutor pelo PPGG-UFRJ), do Projeto de Lives para divulgação científica, em formato de entrevista, "Quartas no Lagesolos", com autores de capítulos de livros organizados pelo Prof. Antonio Guerra e demais organizadores, como forma de revisitar e debater os conceitos e avanços nos temas abordados nos capítulos. E mediador/entrevistador das mesmas.

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Publicado

2023-11-04

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO