BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO APRESENTADA PELA NOVA RETÓRICA.
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v3i4.45757Parole chiave:
Aristóteles, Chaïm Perelman, Lucie Olbrechts-Tyteca.Abstract
O presente artigo pretende analisar os estudos sobre a retórica vêm sofrendo um processo de revitalização significativa principalmente a partir dos trabalhos de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca. O esforço destes autores foi o de reabilitar este saber, de origem grega, preterido na tradição ocidental filosófica, e revelar as diferentes acepções ligadas ao termo, identificando que “restrições no modo de entender a sua natureza foram responsáveis, a maior parte das vezes, por crises e mal-entendidos que afastaram esta velha ciência, uma das mais prestigiadas na Antigüidade, de seu projeto inicial, tal como concebido e sistematizado por Aristóteles” (MOSCA, 2006, p. 1).
Palavras-chave:
Downloads
Riferimenti bibliografici
COELHO, Marcelo Bafica; Bannell, Ralph Ings. Argumentação no Ensino Superior. Pós- Graduação: O local da Razão? Rio de Janeiro, 2013. 241 p. Tese de Doutorado - Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.•.
COELHO, Marcel. Qualidade argumentativa: uma competência política na esfera pública. In: Ralph Ings Bannell et al (org.), Educação para a cidadania e os limites do liberalismo. Rio de Janeiro: 7 letras, 2011.
MOSCA, Lineide Salvador. A atualidade da Retórica e seus Estudos: encontros e desencontros. In: I Congresso virtual da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2006.
PERELMAN, Chaïm, OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo. Martins Fontes, 2005.
PERELMAN, Chaïm. O império retórico: retórica e argumentação. Porto – Portugal, Edições ASA – 1ª edição 1993.
Retóricas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
REBOUL, Olivier. Introdução à Retórica. São Paulo: Martins Fontes – 2ª edição, 2000.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.