FILOSOFIA DA PRÁXIS E A QUESTÃO DA “AMPLIAÇÃO” DO ESTADO EM GRAMSCI
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v5i7.47280Abstract
Resumo Neste artigo procuramos argumentar que a questão do Estado em Gramsci, em particular a temática de sua “ampliação” ou do “Estado integral”, deve ser compreendida em articulação com a “filosofia” gramsciana, ou seja, com sua interpretação particular do marxismo, a “filosofia da práxis”. Para tal, procuramos contextualizar o pensamento do autor em suas relações intelectuais com o marxismo de sua época e com a especificidade “italiana” das suas fontes, donde concluímos pela sua originalidade, que consiste em valorizar aspectos secundarizados por certo marxismo determinista, em especial com a atribuição de centralidade à ação política. Por fim, procurando demonstrar, de modo breve, como a filosofia da práxis gramsciana implica na articulação do conjunto dos conceitos do autor, tratamos do intrincamento do tema da ampliação do Estado com outras categorias, como “hegemonia”, “bloco histórico” e “intelectual orgânico”, concluindo que seu rearranjo conceitual implica também em nova relação com o próprio conhecimento. Palavras-chave: Estado, marxismo, Gramsci.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.