CONSCIÊNCIA, IDEOLOGIA E POLÍTICA NUM UNIVERSO PARTICULAR: NOTAS DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v5i7.47281Abstract
Resumo O presente artigo tem como objetivo a análise de um questionário elaborado por alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio de um tradicional colégio de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. O texto a seguir é fruto de uma construção coletiva, através de reuniões e grupos de debates ao longo do ano letivo que teve sua culminância nas atividades realizadas pelo grêmio estudantil. O foco no presente texto será o quiz promovido entre os alunos do Ensino Médio, em que perguntas sobre conceitos básicos de política foram realizadas. A partir de conceitos trabalhados em sala de aula, os alunos/estudantes colaboradores analisam os erros e acertos obtidos no universo amostral destacado, compreendendo-os como dados relevantes para descortinar um microuniverso na intensa política nacional de 2016. Aluno/Estudante, Ideologia e Consciência/Política serão temas trabalhados pelos componentes do grêmio estudantil. Palavras-chave: Ensino Médio; Ideologia; Política.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.