Da omissão à divulgação:

a biblioteca e o arquivo como práticas discursivas

Autores

  • Regina de Carvalho Ribeiro da Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo do presente artigo é compreender o funcionamento de bibliotecas e arquivos enquanto discursos, conforme a definição de Michel Foucault. A análise passa pela caracterização teórica das finalidades de tais instituições, distinguindo os materiais e os processos operados no interior das bibliotecas e dos arquivos, para alcançar o conceito de “instituições de memória” de Michel Pêcheux. Assim, o artigo conclui que as práticas discursivas provenientes de bibliotecas e arquivos por meio de procedimentos de controle e delimitação de registros da cultura material resultam de uma efetiva produção social monitorada por políticas informacionais vigentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Regina de Carvalho Ribeiro da Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Doutora e mestra em História e graduada em História (bacharelado e licenciatura) e Biblioteconomia (bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense, desenvolve estágio pós-doutoral em História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2021-01-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Da omissão à divulgação:: a biblioteca e o arquivo como práticas discursivas. (2021). Ensaio Geral, 1, 181-198. https://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/47420