Nenhuma leitura é natural:

o livro como signo

Autores

  • João Adolfo Hansen Universidade de São Paulo

Resumo

Além de objeto físico, sujeito a processos fabris ou industriais de produção e comercialização, o livro é também um signo – e, enquanto tal, só faz sentido quando é lido. O ato de ler, apesar de culturalmente naturalizado, é uma construção social, atravessado por (in)determinações variadas, sempre parciais e historicamente datadas. Este breve ensaio é sobre a artificialidade da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Adolfo Hansen, Universidade de São Paulo

Professor titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo, Hansen é graduado em letras anglo-germânicas pela PUC de Campinas e mestre e doutor em literatura brasileira pela USP. Além de ter publicado, no Brasil e no exterior, diversos ensaios e artigos em coletâneas e revistas especializadas, é autor de A sátira e o engenho: Gregório de Matos e a Bahia do século XVII (Ateliê/Editora da Unicamp), pelo qual recebeu o Prêmio Jabuti; o O: a ficção da literatura em Grande sertão: veredas (Hedra); Alegoria: construção e interpretação da metáfora (Hedra/Editora da Unicamp); Solombra ou a sombra que caiu sobre o eu (Hedra); Carlos Bracher: da mineração da alma (Edusp); O que é um livro? (Ateliê/Sesc) e Agudezas seiscentistas e outros ensaios (Edusp) – este último, agraciado com o Prêmio Mário de Andrade, da Biblioteca Nacional. Com Marcello Moreira, organizou, anotou e comentou, em cinco volumes, a obra poética atribuída a Gregório de Matos – editada pela Autêntica –, pela qual os dois receberam o Grande Prêmio do Júri da Associação Paulista de Críticos de Arte. Hansen foi professor visitante na Universidade da Califórnia em Los Angeles, na Universidade Stanford e na Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos; na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, na França; na Universidade do Chile; na Universidade Federal de Ouro Preto e na Universidade Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-01-28

Como Citar

Hansen, J. A. (2021). Nenhuma leitura é natural:: o livro como signo. Ensaio Geral, (1), 11-22. Recuperado de https://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/48382

Edição

Seção

Artigos