Rede de torcedores no YouTube. Um estudo sobre a sociabilidade digital no canal Cruzoeiro
Resumen
A paixão e identificação do indivíduo-torcedor com o clube de afeto foi amplificada, também, para as plataformas de conteúdos digitais. Para além dos canais oficiais das agremiações esportivas, produções audiovisuais criadas a partir do movimento de fãs de futebol nesses espaços virtuais ganharam notoriedade e mobilizaram a formação de comunidades marcadas por interesses em comum e interações entre os agentes em um contexto específico, características das sociabilidades físicas e potencializadas em redes digitais. Assim, o presente artigo visa estudar as estratégias aplicadas pelo canal Cruzoeiro, criado em outubro de 2013, no YouTube, para se tornar um expoente comunicacional e intermediário na relação entre os torcedores do Cruzeiro Esporte Clube, de Minas Gerais, e a equipe mineira. Metodologicamente, essa investigação se apoia em revisão bibliográfica e análise dos pontos de contato do produtor de conteúdo e de seus inscritos na plataforma.
Palavras-chave: Futebol; Torcedor; Redes sociais digitais; Sociabilidade; YouTube.