Rede de torcedores no YouTube. Um estudo sobre a sociabilidade digital no canal Cruzoeiro

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Résumé

A paixão e identificação do indivíduo-torcedor com o clube de afeto foi amplificada, também, para as plataformas de conteúdos digitais. Para além dos canais oficiais das agremiações esportivas, produções audiovisuais criadas a partir do movimento de fãs de futebol nesses espaços virtuais ganharam notoriedade e mobilizaram a formação de comunidades marcadas por interesses em comum e interações entre os agentes em um contexto específico, características das sociabilidades físicas e potencializadas em redes digitais. Assim, o presente artigo visa estudar as estratégias aplicadas pelo canal Cruzoeiro, criado em outubro de 2013, no YouTube, para se tornar um expoente comunicacional e intermediário na relação entre os torcedores do Cruzeiro Esporte Clube, de Minas Gerais, e a equipe mineira. Metodologicamente, essa investigação se apoia em revisão bibliográfica e análise dos pontos de contato do produtor de conteúdo e de seus inscritos na plataforma.  

Palavras-chave: Futebol; Torcedor; Redes sociais digitais; Sociabilidade; YouTube.

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Biographie de l'auteur

  • Nair Prata, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Brasil

    Jornalista (UFMG), mestre em Comunicação (Universidade São Marcos) e doutora em Linguística Aplicada (UFMG), tendo realizado estágio de pós-doutoramento em Comunicação na Universidad de Navarra (Espanha). Trabalhou durante 18 anos em emissoras de rádio, principalmente a Rádio Itatiaia. É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. No mestrado ganhou o Prêmio Intercom 2001 de Melhor Dissertação de Mestrado do Ano - Categoria Rádio e TV, com o trabalho "A fidelidade do ouvinte de rádio: um estudo dos principais fatores determinantes da audiência fiel". No doutorado realizou estágio na Universidade do Minho, em Portugal, com bolsa de estudos da Capes e desenvolveu tese sobre o tema "Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. Ganhou o 3 lugar nacional no Prêmio Freitas Nobre de Doutorado 2008, concedido pela Intercom. Foi Diretora científica da Intercom (2017-2020; 2020-2023). Coordenou o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom por dois mandatos (2011-2012; 2013-2014), foi diretora Regional Sudeste da Intercom (2014-2017) e vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (2015-2019) . É coordenadora da Rádio FUMEC. É editora da Revista Mediação. É sócia da Intercom (Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora), da SBPJor (Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo) e da Red Internacional de Historiógrafos de la Comunicación . É autora do livro "Webradio - novos gêneros, novas formas de interação" e organizadora de 29 coletâneas çpublicadas por diversas editoras, além de dezenas de artigos sobre comunicação, rádio e novas tecnologias em comunicação. É vencedora do Prêmio Luiz Beltrão 2013, categoria Liderança Emergente.

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Publiée

2025-07-21

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