Rede de torcedores no YouTube. Um estudo sobre a sociabilidade digital no canal Cruzoeiro

Authors

Abstract

The passion and identification of the fan-individual with their beloved club has been amplified onto digital content platforms. Beyond the official channels of sports clubs, audiovisual productions created by football fans in these virtual spaces have gained prominence and mobilized the formation of communities characterized by common interests and interactions among stakeholders in a specific context, features of physical sociability magnified in digital networks. Therefore, this article aims to study the strategies implemented by the canal Cruzoeiro, established in October 2013 on YouTube, to become a prominent communicator and intermediary in the relationship among other supporters of Cruzeiro Esporte Clube, from Minas Gerais, and the local team. Methodologically, this investigation relies on literature review and analysis of the points of contact between content producers and their subscribers on the platform. 

Keywords: Football; Fan; Digital Social Networks; Sociability; YouTube.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Nair Prata, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Brasil

    Jornalista (UFMG), mestre em Comunicação (Universidade São Marcos) e doutora em Linguística Aplicada (UFMG), tendo realizado estágio de pós-doutoramento em Comunicação na Universidad de Navarra (Espanha). Trabalhou durante 18 anos em emissoras de rádio, principalmente a Rádio Itatiaia. É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. No mestrado ganhou o Prêmio Intercom 2001 de Melhor Dissertação de Mestrado do Ano - Categoria Rádio e TV, com o trabalho "A fidelidade do ouvinte de rádio: um estudo dos principais fatores determinantes da audiência fiel". No doutorado realizou estágio na Universidade do Minho, em Portugal, com bolsa de estudos da Capes e desenvolveu tese sobre o tema "Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. Ganhou o 3 lugar nacional no Prêmio Freitas Nobre de Doutorado 2008, concedido pela Intercom. Foi Diretora científica da Intercom (2017-2020; 2020-2023). Coordenou o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom por dois mandatos (2011-2012; 2013-2014), foi diretora Regional Sudeste da Intercom (2014-2017) e vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (2015-2019) . É coordenadora da Rádio FUMEC. É editora da Revista Mediação. É sócia da Intercom (Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora), da SBPJor (Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo) e da Red Internacional de Historiógrafos de la Comunicación . É autora do livro "Webradio - novos gêneros, novas formas de interação" e organizadora de 29 coletâneas çpublicadas por diversas editoras, além de dezenas de artigos sobre comunicação, rádio e novas tecnologias em comunicação. É vencedora do Prêmio Luiz Beltrão 2013, categoria Liderança Emergente.

Published

2025-07-21

Issue

Section

Artigos