Ceci est une version obsolète publiée le 2024-12-30. Consulter la version la plus récente.

Instituto incluir: a formação no esporte do projeto Brasil Diversidade

Auteurs-es

Résumé

Este artigo tem por objetivo central apresentar uma reflexão sobre o projeto Brasil Diversidade no aspecto formativo e inclusivo através do esporte do Instituto Incluir, respeitando os direitos sociais e tendo como perspectiva a educação contra a barbárie como ponto central. Essa diversidade de opções foi discutida de forma metodológica e teórica à luz da Filosofia Crítica de Adorno como a principal lente para a problematização da inclusão em educação, na perspectiva da reflexão sobre a formação educacional esportiva, assim como, outros autores da área, a fim de se construir um conhecimento emancipatório acerca da formação e inclusão na sociedade contemporânea. Este artigo buscou lançar através da coleta de dados a análise de relatório documental e depoimentos aleatórios de familiares de pessoas com ou sem deficiências que participaram ao longo dos anos de 2021 e 2022 do projeto Brasil diversidade. Por conseguinte, foi possível identificar as tensões políticas como também o estímulo potencial da promoção da inclusão dentro do projeto Brasil Diversidade do Instituto incluir. Isso reflete as possibilidades dentro da formação esportiva, em que, é possível afirmar sua contribuição para a transformação e democratização do processo inclusivo de espaços plurais, acolhedores e humanos para todas as pessoas com ou sem deficiências na sociedade contemporânea brasileira.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Aparecida Carina Alves de Souza, Fundadora e diretora presidente do Instituto Incluir.

Doutora em Educação - UFRRJ. Atua na coordenação de projetos de cooperação bilateral entre países europeus na área da formação de professores no campo do paradesporto e da comunicação acessível. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI -UFRRJ).  Diretora e presidente do Instituto Incluir.

Mônica Alves de Matos Pereira, Gestora de Projetos Educacionais e Empregabilidade do Instituto Incluir.

Doutora  em Educação, cujas pesquisas possuem ênfase na modalidade de ensino Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mediadora pelo Consórcio UAB/CEDERJ na UFRRJ e como Professora de Física e Ciências da Natureza. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI). É Gestora de Projetos Educacionais e Empregabilidade do Instituto Incluir.

Andressa Silva Pereira, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Mestra em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Especialista em atendimento educacional especializado e inclusivo.  Professora da rede municipal de educação do Rio de Janeiro/ SME – RJ. Especialista em ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESCOLAR ESPECIALIZADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO pela faculdade Intervale/MG.

Allan Rocha Damasceno, Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ)

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ). Foi o fundador e Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI). É um dos fundadores e integra o Grupo de Investigação Latinoamericano de Educação Inclusiva (GELEI), com sede no Centro de Estudos Latinoamericanos de Educação Inclusiva (CELEI/Chile). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Consultor Consultivo do Instituto incluir.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-30 — Mis(e) à jour 2024-12-30

Versions

Numéro

Rubrique

Artigos