Corumbaense Futebol Clube na compreensão de escolares da região fronteiriça Brasil-Bolívia
Résumé
RESUMO: O presente trabalho aborda a compreensão dos escolares da região fronteiriça Brasil-Bolívia sobre o Corumbaense Futebol Clube (CFC), uma agremiação esportiva de significativa relevância histórica e cultural para Corumbá, no Mato Grosso do Sul (MS), região brasileira que faz fronteira com a Bolívia. A pesquisa explora como os jovens, matriculados em escolas públicas e privadas do ensino médio em Corumbá-MS, compreendem informações básicas sobre aspectos que caracterizam a identidade do CFC. Para tal, foi aplicado um questionário semiestruturado com perguntas objetivas e abertas aos escolares, sendo que as análises quantitativa e qualitativa foram feitas considerando as respostas assertivas e o perfil dos sujeitos. Os dados do estudo revelaram que os símbolos e os elementos identitários que caracterizam o CFC estão presentes,em parte, na memória geral dos alunos. Por outro lado, as informações também indicam que existem importantes lacunas sobre o CFC, sobretudo quando os pesquisados se equivocam com dados básicos do time. Portanto, iniciativas que promovam a conscientização e a participação da comunidade escolar podem ser fundamentais para expandir a base de fãs e intensificar o vínculo emocional com o clube na região entre os estudantes fronteiriços.