Mauss, religião e técnicas corporais: estudo com alunos evangélicos da zona rural de uma escola pública de Minas Gerais/Brasil

Autores

Resumo

Neste trabalho estudamos como o pertencimento religioso incide nas práticas corporais de alunas e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio durante as aulas de educação física em uma escola da zona rural do município de Minas Novas, Estado de Minas Gerais, Brasil. Na realização deste estudo alunas e alunos com adesão religiosa autodeclarada à Igreja Evangélica Assembleia de Deus foram acompanhados. Um estudo qualitativo foi realizado entre os anos de 2015-2016, revisado em 2023, tendo como principais referências teóricas estudos sobre técnicas corporais e habitus, a fim de observar, inventariar e interpretar alteridades, ou seja, os modos como alunas e alunos ressignificam o corpo e em que medida incorporam discursos e gestos relacionados à prática religiosa. Os resultados assinalaram que, na articulação entre o subjetivo e o social, não obstante a influência da doutrina religiosa, não foi possível identificar uma homogeneidade de práticas entre o grupo pesquisado. Importaram outros valores, costumes e a forma específica de cada um viver e experimentar o corpo, considerando outros marcadores culturais.

Palavras-chave: Cultura; Corpo; Religião; Escola Rural; Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Sandra de Fátima Pereira Tosta, UFOP- professora visitante

Graduada em Comunicação Social (PUC- MG) Mestre em Educação (UFMG), Doutora em Antropologia Social (USP). Professora da Faculdade de Comunicação, Instituto de Ciências Humanas e PPG- Educação da PUC- Minas (1980-2017), Professora do PPG- Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local da UNA (2018-2020), Professora visitante do PPG- Educação/ UFOP- MG (2020-2022).  Integrante da ARGONAUTAS-Rede de Pesquisador@s em Antropologia e Educação. Pesquisa os seguintes temas: Epistemologia e produção do conhecimento. Antropologia Urbana, Antropologia, Etnografia e Educação, Antropologia e Mídia. Infância, Adolescência e Juventude. Identidades e relações étnico-raciais, geração, religião. Desigualdades, Diferença, Diversidade e Violência em meio escolar. É autora e co-autora de inúmeros livros e artigos.

Weslei Lopes da Silva, Secretaria De Educação- Itaúna- MG

Graduado em Letras e Ciências Sociais. Mestre em Educação. Doutor em Ciências Sociais (PUC-Minas, 2014). Professor da  Rede Municipal de Educação- Itaúna- MG e da da Faculdade FAMART. Integrante da Rede Argonautas de Pesquisadores em Antropologia e Educação. Pesquisa e publica nos seguintes temas: Antropologia, Etnografia e Educação, Identidades- gênero, corpo, Educação Infantil, Formação de professores. Autor e co-autor de artigos e livros.

Lucimara Aparecida Lima Costa , Professora da Rede Estadual de Educação de MG e Supervisora da Rede Municipal de Educação de Capelinha- MG

Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC- Minas), Professora do Ens. Superior UNIFAVENI Centro Universitário FAVENI LTDA, professora da Rede Estadual de Educação de MG e supervisora da Rede Municipal de Educação de Capelinha (MG).

##submission.downloads##

Publicado

2023-06-29 — Atualizado em 2023-06-30

Versões

Edição

Secção

Artigos