Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-11-30. Leia a versão mais recente.

O analista está presente

performance e clínica

Autores

  • Lucas Motta Veiga Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil
  • Silvia Tedesco Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i3/5929

Palavras-chave:

psicologia clínica, performance, Marina Abramovic, presença

Resumo

O que pode a clínica? O que pode a arte? Qual a potência presente nesses domínios? Em que ponto a arte e a clínica se transversalizam, ou seja, em que ponto comungam? Este artigo tem estas questões como direção e busca respondê-las a partir de uma aposta na abordagem transdisciplinar da clínica. Transdisciplinaridade compreendida como contágio entre diferentes disciplinas, como experimentação das interferências que um domínio pode produzir sobre outro. A performance “A artista está presente” de Marina Abramovic é tomada neste artigo como canal de expressão para a arte do encontro entre analista e paciente, encontro produtor de novas possibilidades de vida. O trabalho da artista sérvia, preocupada com o que se passa entre artista e público, nos permite problematizar o que se passa entre analista e paciente e, para tanto, desenvolvemos o conceito de Presença, certa partilha afetiva que pode se dar no encontro com o outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Motta Veiga, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Psicólogo, Mestre em Psicologia e Estudos da Subjetividade pela Universidade Federal Fluminense.

Silvia Tedesco, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

É professora titular da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Observatório Nacional de Saúde Mental, Justiça e Direitos Humanos . Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Realizou pós-doutorado em Análise institucional na Université de Paris 8. Tem experiência na área de Linguagem, clínica e política, produção subjetividade. Atualmente trabalha com temas de saúde mental, justiça, direitos humanos e políticas públicas na área da reforma psiquiátrica. Participa do grupo nacional de pesquisa "Subjetividade Contemporânea" registrado junto a CAPES e do Grupo internacional pesquisa "Recherche-avec".

Referências

DELEUZE, Gilles. Os Intercessores. In: ______. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992. p. 151-168.

DELEUZE, Gilles. Imanência: uma vida. Educação e realidade, Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 4-18, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/31079/19291. Acesso em: 22 ago. 2018.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo. São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

FERENCZI, Sándor. Psicanálise IV. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2013.

GUATTARI, Félix. Caosmose. São Paulo: Editora 34, 1992.

GODARD, Hubert. Gesto e Percepção. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. (Org.). Lições de Dança. 3 ed. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2013. p. 11-35.

KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Cartografar é traçar um plano comum. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 25, n. 2, p. 263-280, 2013. https://doi.org/10.1590/S1984-02922013000200004

MARINA Abramovic: The artist is present – the hardest thing is to do something which is close to nothing. Direção: Jeff Dupre e Matthew Akers. Produção: Jeff Dupre e Maro Chermayeff. USA: Show of Force, 2012. 1 DVD (106 min).

MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Círculo do livro, 1996. livro I.

STERN, Daniel. Explorando o momento presente. In: ______. O momento presente na psicoterapia e na vida cotidiana. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 25-76.

TEDESCO, Silvia. Estilismo de si: ato de fala e criação. In: KASTRUP, Virginia; TEDESCO, Silvia; PASSOS, Eduardo (Org.). Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 177-197.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Versões

Como Citar

VEIGA, L. M.; TEDESCO, S. O analista está presente: performance e clínica. Fractal: Revista de Psicologia, v. 32, n. 3, p. 291-297, 30 nov. 2020.

Edição

Seção

Artigos