Cartografias periféricas: aprendizagem de desenvolvimento de <em>software</em> em favelas cariocas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i_esp/28999

Parole chiave:

cartografia, intervenção, desenvolvimento de software, favela

Abstract

Este artigo constitui o relato da experiência de intervenção, realizada a partir da solicitação de uma ação social na cidade do Rio de Janeiro: o “Vai na Web”, programa feito por moradores e ex-moradores de favelas, e que visa ensinar desenvolvimento de software e colocar profissionalmente jovens de duas localidades: o Morro dos Prazeres e o Complexo do Alemão. A ação militar federal que ocorreu na cidade a partir de fevereiro de 2018 apresentou novos desafios para o programa. O método utilizado para a intervenção foi a cartografia esquizoanalítica. A demarcação conceitual utilizada para o início da intervenção foram os estudos em Políticas da Cognição, com o objetivo de compreender os movimentos cognitivos potentes já presentes para, a partir dos mesmos, tecer a ação. Obteve-se a construção de métodos pedagógicos que tivessem como princípio os territórios cognitivos das comunidades onde o projeto está inserido – o que resultou em um aumento do aproveitamento e da penetração no mercado dos egressos do programa. Conclui-se que, apesar da obtenção parcial de resultados satisfatórios no aproveitamento do programa, ainda se faz necessário criar ferramentas para lidar com este quadro em que políticas públicas infligem diretamente e/ou indiretamente na cognição.

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Biografia autore

Irapoan Nogueira Filho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Três Rios, Três Rios, RJ

Psicólogo, possui doutorado em Psicologia Social Pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo concluído seu mestrado pela mesma universidade. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua na área da Psicologia, com ênfase em Psicologia Social do Trabalho em interface com a Psicologia da Cognição. Seu trabalho, no âmbito de pesquisa-intervenção em populações minoritárias, aborda principalmente os seguintes temas: Cognição Inventiva, Políticas de Cognição, Saúde Mental, Cognição no Trabalho, Subjetividade.

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Pubblicato

2019-09-04

Come citare

NOGUEIRA FILHO, I. Cartografias periféricas: aprendizagem de desenvolvimento de <em>software</em> em favelas cariocas. Fractal: Revista de Psicologia, v. 31, p. 173-178, 4 set. 2019.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Psicologia e Epistemologias contra-hegemônicas