Ver o Próprio Corpo Vendo
DOI:
https://doi.org/10.22409/gambiarra.0505.15-22Palavras-chave:
espectador, corpo, percepção, ver, sublimeResumo
Partindo da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, o texto explora situações em que o corpo do espectador é percebido mais do que apenas parte da experiência com a obra de arte, assumindo papel central dentro das proposições analisadas que atuam como dispositivos autorreflexivos deste sujeito que vê. O deslocamento mental que o corpo percebe e realiza nas proposições mais atuais traz como herança as estratégias apresentadas no romantismo alemão do século XIX, afirmando este ato de ver e, principalmente, de ver-se vendo como percepção ampliada de si.Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? In: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.
ARGAN, Giulio Carlo. A Retórica e a Arte Barroca. In: ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte Italiana: De Michelangelo ao futurismo. São Paulo: Cosac&Naify, 2003. v.3.
ARGAN, Giulio Carlo. Pitoresco e Sublime. In: ARGAN, Giulio Carlo. Arte
moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
COCCHIARALE, Fernando; GEIGER, Anna Bella. Abstracionismo geométrico e informal: a vanguarda brasileira nos anos 50. Rio de Janeiro: Funarte, 1987.
DUCHAMP, Marcel Étant donnés: 1º la chute d’eau, 2º le gaz d’éclairage, 1946-66. Obra montada no Philadelphia Museum of Art desde 1969.
DUARTE, Luisa; XAVIER, Marcia. Horizonte possível: conversa de Luisa Duarte com Marcia Xavier. Rio de Janeiro: Galeria Laura Marsiaj, 2010.
HAAR, Michel. Arte e Corporeidade: Merleau-Ponty.In: HAAR, Michel. A obra de arte: ensaio sobre a ontologia das obras. Rio de Janeiro: Difel, 2007.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
MINK, Janis. Marcel Duchamp 1887-1968: A arte como contra-arte. Alemanha: Taschen, 1996.
MOLESWORTH, Helen. My Funny Valentine: Étant Donnés. Artforum International, v.43, n.5, p.164-169, 2010.
RIDING, Christine. Art and the Sublime: Terror, Torment and Transcendence. Londres: Tate Publishing, 2010.
TAYLOR, Michael R. Marcel Duchamp: Étant donnés. New Haven: Yale University Press, 2009.
XAVIER, Marcia, Horizonte Possível. Exposição Individual na Galeria Laura Marsiaj, Rio de Janeiro. 20 de maio a 26 de junho de 2010.