Lévinas e uma educação geográfica para a alteridade

o rosto do outro na formação docente

Auteurs-es

  • Jéssica Bianca dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Jamille da Silva Lima-Payayá Universidade Estadual de Campinas

Mots-clés :

Mesmidade, Ética, Modernidade-Colonialidade, Lugar

Résumé

Os movimentos de enfrentamento da Modernidade/Colonialidade têm
colocado em xeque os modos de ser, de poder e de saber, estando articulados nos modos de construção de hierarquias e sistemas de violência e de opressão. As pedagogias e os sistemas de ensino e de educação estão implicados, sendo campos de disputa, pois envolve movimentos que buscam a manutenção dos sistemas de valores coloniais, como também aqueles que trabalham por sua descolonização. O artigo se dedica a refletir a contribuição de Emmanuel Lévinas e sua ética para promoção de uma educação geográfica, como modo de educar-se geograficamente, para a alteridade. Para isso recorre à sua crítica à Mesmidade e a seu entendimento do Rosto como inapreensibilidade do Outro, para pensar
suas contribuições para uma formação docente descolonial.

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Publié

2024-04-30

Comment citer

Lévinas e uma educação geográfica para a alteridade: o rosto do outro na formação docente. (2024). Geograficidade, 14(Especial), 151-163. https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/66313