O habitar como questão urbana e ambiental
Palabras clave:
Heidegger, cidade, urbanismo, ambiente, ArquiteturaResumen
O presente artigo problematiza a questão do habitar, a partir da formulação de Heidegger, segundo a qual todo construir tem em sua essência o habitar. Tal pergunta, situada no contexto da reconstrução da Alemanha depois da segunda guerra, também oferece um horizonte de questionamento para o atual contexto das cidades, notadamente a situação das cidades brasileiras. A pergunta acerca do habitar possibilita-nos discutir tal questão como um traço fundamental para pensar a cidade, especialmente iluminada pelas reflexões de Norberg-Schulz e Pallasmaa. Deste modo, a reflexão filosófica do habitar tem sua relevância não somente para questões urbanas, mas apresenta desdobramentos na questão ambiental.
Descargas
Citas
HEIDEGGER, Martin. Construir, Habitar, Pensar. In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e Conferências. Tradução de Emanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel e Márcia Sá Cavalcante Schuback. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 125-141.
HOLZER, Werther. Ser-na-Cidade: por uma arquitetura e urbanismo como lugar. Pensando, Revista de Filosofia (UFPI), v. 8, n.16, p. 20-32, 2017.
NORBERG-SCHULZ, Christian. Genius Loci: Towards a phenomenology of architecture. London: Academy Editions, 1980.
PALLASMAA, Juhani. Habitar. São Paulo: Gustavo Gili, 2017.