Geografia e sons: desafios teóricos, abordados através das intervenções dos artistas de rua na cidade, vistas como micro-eventos sonoros / Geography and sounds: theoretical issues, addressed through the interventions of street artists in the city, seen as micro sonorous events

Auteurs-es

  • Michel Philippe Moreaux

DOI :

https://doi.org/10.22409/geograficidade2018.83.a13162

Mots-clés :

Sons. Escuta. Artistas de rua.

Résumé

Esse artigo busca contribuir para a evolução de um campo de estudos, que se revela cada vez mais abrangente, acerca dos sons na Geografia, tendo como campo empírico a vivência do autor e de artistas de rua encontrados na cidade do Rio de Janeiro, cujas intervenções no espaço público se destacam como micro-eventos sonoros. Integra a vivência empírica neste campo com diálogos teóricos oriundos de diversas disciplinas das Ciências Humanas, que enxergam o som enquanto afeto, ressaltando o caráter vibratório do som e a necessidade de adotar uma escuta ampliada. Em seguida, destaca-se a dimensão temporal do som, seu potencial organizador e a dimensão rítmica do tempo sonoro. Aborda também as possibilidades dramatúrgicas que se apresentam para os artistas de rua ao considerar as “imagens sonoras” e as possibilidades de escuta que decorrem das suas ações. Finalmente, esboça-se a possibilidade da dimensão sonora tratar temas relevantes na Geografia, como o espaço público e a possibilidade de novos usos da cidade.

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Publié-e

2019-04-03

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Moreaux, M. P. (2019). Geografia e sons: desafios teóricos, abordados através das intervenções dos artistas de rua na cidade, vistas como micro-eventos sonoros / Geography and sounds: theoretical issues, addressed through the interventions of street artists in the city, seen as micro sonorous events. Geograficidade, 8(Especial), 155-174. https://doi.org/10.22409/geograficidade2018.83.a13162