Geografia e sons: desafios teóricos, abordados através das intervenções dos artistas de rua na cidade, vistas como micro-eventos sonoros / Geography and sounds: theoretical issues, addressed through the interventions of street artists in the city, seen as micro sonorous events

Autores

  • Michel Philippe Moreaux

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2018.83.a13162

Palavras-chave:

Sons. Escuta. Artistas de rua.

Resumo

Esse artigo busca contribuir para a evolução de um campo de estudos, que se revela cada vez mais abrangente, acerca dos sons na Geografia, tendo como campo empírico a vivência do autor e de artistas de rua encontrados na cidade do Rio de Janeiro, cujas intervenções no espaço público se destacam como micro-eventos sonoros. Integra a vivência empírica neste campo com diálogos teóricos oriundos de diversas disciplinas das Ciências Humanas, que enxergam o som enquanto afeto, ressaltando o caráter vibratório do som e a necessidade de adotar uma escuta ampliada. Em seguida, destaca-se a dimensão temporal do som, seu potencial organizador e a dimensão rítmica do tempo sonoro. Aborda também as possibilidades dramatúrgicas que se apresentam para os artistas de rua ao considerar as “imagens sonoras” e as possibilidades de escuta que decorrem das suas ações. Finalmente, esboça-se a possibilidade da dimensão sonora tratar temas relevantes na Geografia, como o espaço público e a possibilidade de novos usos da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUGOYARD, Jean-François. Les qualités sonores de la territorialité humaine. Architecture et Comportement / Architecture and Behaviour. v. 7, n. 1, p. 13-24, 1991.

AZEVEDO, A. F., PIMENTA, J.R., SARMENTO, J. (Org.) Geografias do corpo. Ensaios de geografia cultural. Lisboa: Ed. Figueirinhas. 2009.

BARBER, Lorenç. Conciertos de ciudad o el componer de distancias. 2002.

CONSTANTINO, Regina Marcia; FERREIRA, Yoshiya Nakagarawa. Por uma sonoridade geográfica: do grito pre-histórico aos sons de Titã. Simpósio Nacional sobre Geografia, Percepção e Cognição do Meio-Ambiente, Londrina: Universidade Estadual de Londrina. 2005.

CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDALH, Zeny (org.). Literatura, Música e espaço. Rio de Janeiro: Ed. UERJ. 2007.

DA ROCHA, Ana Luiza, VEDANA, Viviane. A representação imaginal, os dados sensíveis e os jogos da memória: os desafios do campo de uma etnografia sonora. Iluminuras: série de publicações eletrônicas do Banco de Imagens e Efeitos Visuais, LAS, PPGAS, IFCH e ILEA, UFRGS. Porto Alegre, n. 20. 2008.

DE CERTEAU, Michel. L’invention du quotidien. I. Arts de faire. Paris, Ed. Gallimard. 1990.

DOZENA, Alessandro (org.). Geografia e Música, Diálogos. Natal: Ed UFRN. 2017.

FELD, Steven: Simpósio sobre sociomusicologia comparativa: Estrutura sonora como estrutura social. Sociedade e Cultura. Trad. Daniel Camparo Avila. Goiânia, v.18, n.1, p.177-194, Jan./Jun. 2015.

FORTUNA, Carlos. La ciudad de los sonidos. Una heurística de la sensibilidad em los paisajes urbanos contemporâneos. Cuadernos de Antropologia Social, n. 30, p. 39-58. 2009.

GALLAGHER, Michael: Sound as affect: Difference, power and spatiality. Emotion, Space and Society. v. xxx, p. 1-7. 2016.

GALLAGHER, Michael; KANNGIESER, Anja; PRIOR, Jonathan. Listening geographies: Landscape, affects and geotechnologies. Progress in Human Geography. London: Sage, 2016.

GÉRARDOT, Maia. Penser en rythmes. Pistes de réflexion pour la géographie. EspaceTemps.net, Travaux, 08.12.2007. 2010.

INGOLD, Tim: Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Trad. Fábio Creder. Petróplis: Vozes, 2015.

HIERNAUX, Daniel. Los imaginarios urbanos: de la teoria y los aterrizajes em los estudios urbanos. Revista eure. Santiago do Chile, v. XXXIII, n. 99. 2007.

HIERNAUX, Daniel. Geografia objetiva versus Geografia sensible: Trayectorias divergentes de la geografia humana em elsiglo XX. Revista da ANPEGE. v. 4, 2008.

LEFEBVRE, Henri. Éléments de Rythmanalyse – Introduction à la connaissance des rythmes. Paris: Syllepse, 1992.

MOREAUX, Michel: Expressões e impressões do corpo no espaço urbano: estudo das práticas de artes de rua como rupturas dos ritmos do cotidiano da cidade. Dissertação (Mestrado em Geografia). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2013. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/23823/23823_1.PDF>.

SCHAFER, Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora UNESP. 1997.

PAIVA, Daniel. Teórias não-representacionais na Geografia I: conceitos para uma geografia do que acontece. Revista Finisterra. v. 52, n. 107, 2017. Disponível em: <http://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/10196>. Acessado em: 10 de março 2018.

PAZ, Octavio. El arco y la lira. México: FCE. 1956.

ROULIER, Frédéric. Pour une géographie des milieux sonores. Cybergeo: European Journal of Geography, Environnement, Nature, Paysage, document 71, 1999.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.

SCHAFER, Robert Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora da UNESCO, 2001.

SILVA, Rita de Cácia Oenning da. Sons e Sentidos: Entrevista com Steven Feld. Revista de Antropologia. São Paulo, v. 58, n. 1, p. 439-468, Ago. 2015.

SMITH, Susan: Soundscape. The Royal Geographic Society. v. 26, n. 3, p. 232-240. Set. 1994.

SMITH, Susan. Beyond geography’s visible worlds: a cultural politics of music. Progress in Human Geography. v. 21, n. 4, p. 502-529, 1997.

THRIFT, Nigel. Non-Representational Theory: Space, Politics, Affect. London: Routledge, 2007.

THIBAUD, Jean-Pierre. Temporalités sonores et interaction sociale. Architecture et comportement / Architecture and Behaviour. v. 7, n. 1, p. 63-74. 1991.

THIBAUD, Jean-Pierre. A Sonic Paradigm of Urban Ambiances. Jornal of Sonic Studies (online), V. 1, n. 1, [a02]. 2011.

TORGUE, Henry. Immersion et émergence: Qualité et significations des formes sonores urbaines. Espaces et Sociétés. v. n. 122, p. 155-166. 2005.

TORGUE, Henry. Le sonore, l’imaginaire et la ville, De la fabrique artistique aux ambiances urbaines. Paris: L’Harmattan. 2012.

TRINDADE, Jussára. A contemporaneidade do Teatro de Rua: Potências Musicais da Cena no Espaço Urbano. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Rio de Janeiro, 2014.

VEDANA, Viviane. Diálogos entre a imagem visual e a imagem sonora: a experiência de escritura do sonoro nos documentários etnográficos. Ciberlegenda, Niteroi: Universidade Federal Fluminense-UFF. 2011.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras. 1989.

Downloads

Publicado

2019-04-03

Como Citar

Moreaux, M. P. (2019). Geografia e sons: desafios teóricos, abordados através das intervenções dos artistas de rua na cidade, vistas como micro-eventos sonoros / Geography and sounds: theoretical issues, addressed through the interventions of street artists in the city, seen as micro sonorous events. Geograficidade, 8(Especial), 155-174. https://doi.org/10.22409/geograficidade2018.83.a13162