O lugar e a cartografia em "O hobbit”

Uma reflexão geográfica para o ensino

Autores

  • Robson Ronan Lima de Morais Institudo Federal do Rio Grande do Norte - Campus Pua dos Ferros
  • Luiz Eduardo do Nascimento Neto Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Literatura, Cartografia

Resumo

A contemporaneidade reserva desafios para o ensino em decorrência do avanço dos meios de comunicação e pulverização de entretenimento que captam a atenção dos jovens. Nesta ceara, a possibilidade de implementação de materiais paradidáticos pode auxiliar nesta “competição” pela atenção dos(as) alunos(as), já que estes recursos, em sua maioria, têm o entretenimento como fim, em que a assimilação desses materiais representa a incorporação do entretenimento como ferramenta de ensino, ao invés de renunciá-lo. Isto posto, o presente trabalho analisou as possibilidades que o livro “O Hobbit”, de J.R.R. Tolkien, apresenta como material paradidático para o conceito geográfico de lugar e para cartografia, em como estes podem ser vistos e discutidos a parir da obra. Constatando-se a potencialidade de obras literárias de fantasia como “O Hobbit” para o ensino, que possibilitou traçar paralelos com o pensamento de autores da Geografia e cartografia sobre os elementos analisados.

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

Morais, R. R. L. de, & Nascimento Neto, L. E. do. (2025). O lugar e a cartografia em "O hobbit”: Uma reflexão geográfica para o ensino. Geograficidade, 15(1), 44-63. Recuperado de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/62890

Edição

Seção

Artigos