Sobre a Revista

 
A Revista GEOgraphia é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense que tem por objetivo divulgar o conhecimento sobre  a atualidade  de debates, clássicos e contemporâneos, de interesse da Geografia e de áreas afins. A Revista foi fundada juntamente com o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF, tendo seu primeiro número publicado em junho de 1999. Esse número apresentava um panorama da produção do corpo docente do curso de Mestrado recém-criado. Sua versão impressa foi publicada até o n. 19, em julho de 2008. A partir dessa data, passou a ser editada exclusivamente em versão eletrônica, tendo sofrido expressiva mudança a partir de 2015, com nova apresentação/diagramação e periodicidade, passando de semestral para quadrimestral. Desde julho de 2020, a publicação ocorre em fluxo contínuo.

A  estruturação  da revista se deu  em torno  de quatro  seções -  Artigos regulares,  Artigos Nossos Clássicos  (com  traduções de textos inéditas de clássicos da Geografia)  e Resenhas  - que se mantêm até  hoje,  tendo a quarta seção Indicações: Livros & Autores sido substituída no n. 41 (2017) pela seção Conceitos Fundamentais da Geografia.

O acesso é gratuito e sem fins  lucrativos,  seguindo-se  o  princípio de disponibilizar  o  amplo  acesso  do conhecimento científico ao grande público, o que se coaduna com a democratização do conhecimento.

 

Edição Atual

v. 22 n. 49 (2020): jul./dez.

Artigos

Artigo - Nossos Clássicos

Conceitos fundamentais da Geografia

Ver Todas as Edições