A Cidade na Pós-Modernidade: entre a Ficção e a Realidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2000.v2i3.a13376Palavras-chave:
Cidade, pós-modernidade, modo de vidaResumo
ResumoEste artigo é fruto da reflexão sobre o documentário Powaqqatsi, ao qual somamos um con-junto relativamente atual de filmes de ficção científica, que tomam a cidade em função do desenvolvi-mento tecnológico. Não analisamos a mensagem destes filmes, mas tomamos emprestadas suas imagens para ilustrar este ensaio. Este artigo serve-me para levantar experimentalmente, sem maiores pretensões, alguns pontos que permitam interrelacionar os conceitos “quadro de vida”, “condição de existência” e “modo de vida”, necessários para a compreensão de alguns aspectos da diversidade e complexidade da totalidade no urbano hoje. Palavras-chave: Cidade, pós-modernidade, modo de vida.
Abstract
This article results from the reflection about the documentary “Powaqqatsi”, to which we have added an ensemble of science fiction movies regarding the city from the technologic development standpoint. We do not analyze these movies messagge, but borrow their images to illustrate this essay. This article is a way for me to discuss in a experimental manner, without other intentions, some issues which may allow me to interrelation the concepts “living framework”, “condition of existence “ and “way of life - needful and basic for understand some aspects of the diversity and complexity of the tota-lity in the urban today. Keywords: City, postmodernity, use of life.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.