Memórias de Viajantes: Paisagens e Lugares de Um Mundo Novo
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2000.v2i3.a13377Palavras-chave:
Memória, lugar, paisagemResumo
ResumoO texto enfoca paisagem e lugar como receptores de memória, de como a memória contri-bui na constituição de categorias espaciais. A partir dos relatos de viagem de Jean de Lery e de Hans Staden, eu procuro mostrar a contribuição que a geografia humanista pode oferecer ao estudo dos lugares de memória, definidos como categorias espaciais referentes à memória. Palavras-chave: Memória, lugar, paisagem.
Abstract
The text focuses landscape and place as receivers of memory, as the memory contribute in the constitution of space categories. Starting from the reports of trip of Jean of Lery and Hans Staden, I try to show the contribution that the humanist geography can offer for the study from the places of memory, defined as space categories linked to the study of the memory. Keywords: Memory, place, landscape.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.