Os Lugares Turísticos: Territórios do Fenômeno Turístico

Autores

  • Aguinaldo César Fratucci UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2000.v2i4.a13390

Palavras-chave:

turismo, lugar turístico, lugar, território

Resumo

Resumo
Neste artigo abordamos o turismo enquanto fenômeno típico da sociedade capitalista atual, fruto de práticas socioespaciais, as quais geram territórios e territorialidades e “turistificam” lugares. Analisamos as áreas receptoras, locus de produção e consumo do produto turístico, enquanto “nós” de uma rede complexa, visualizados como lugares turísticos. Diante da tendência atual de segmentação dos fluxos de demanda, e do aumento do nível de exigência dos turistas, propomos entender o lugar turístico enquanto espaço relacional habitante-turista, local de ocorrência de interações e inter-relações temporá-rias entre o anfitrião e o visitante, as quais possibilitam o reconhecimento da existência do outro, recípro-ca e simultaneamente. Palavras-chave: turismo, lugar turístico, lugar, território.
Abstract
The subject of the article is tourism as a tipical phenomenon of the present capitalism society: result of social-spacial activities which generates territories, territoriality and places which beca-me touristic. We analyse the receiver areas, “locus”of production and consumption of the touristic pro-duct as “knots”of a complex net visualized as touristic places. Facing the present tendency to segment the demand and the increasing level of tourist exigencies, we propose to understand the touristic places as a relation between tourist and local inhabitants, places of interactions and relations between both, in order to recognize the other, reciprocally and simultaneouly Keywords: tourism, touristic places, places, territories

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-16

Como Citar

FRATUCCI, A. C. Os Lugares Turísticos: Territórios do Fenômeno Turístico. GEOgraphia, v. 2, n. 4, p. 121-133, 16 set. 2009.

Edição

Seção

Artigos