Identidade e Migração em Àreas Transfronteiriças
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2001.v3i5.a13398Palavras-chave:
Identidade, Migração, Redes, MercosulResumo
ResumoOs estudos sobre migrações adquirem crescente importância no mundo contemporâneo e também no Brasil, que se insere em circuitos como o das migrações transfronteiriças com os vizinhos do Mercosul. Este processo é aqui analisado sob a ótica do conflito ou do jogo de identidades culturais e sua participação na construção de novas territorialidades, especialmente as redes transfronteiriças.
Palavras-chave: Identidade, Migração, Redes, Mercosul.
Abstract
The studies about migrations become very important in recent times. Brazil is also in international migration circuits, like the frontier migrations with neighbour countries of Mercosul. This dynamic is studied through the concept of identity as a conflict or a play and its participation in the making of new territorialities, specially those of frontier networks.
Keywords: Identity, Migration, Networks, Mercosul.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.