A Pluralidade de Identidades no Bairro Maré - Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2001.v3i5.a13401Palavras-chave:
classes populares, favela, identidade socialResumo
ResumoO tratamento concedido à temática central do presente texto é fruto dos estudos que desenvolvemos em nossa tese de doutorado. A pesquisa objetivou identificar, mapear e analisar as estratégias escolares, na acepção de Pierre Bourdieu, produzidas por uma parcela dos moradores da Maré . espaço que reúne 16 favelas na cidade do Rio de Janeiro. Uma visão monolítica das classes populares era, portanto, antagônica com o projeto de pesquisa desenvolvido. O texto apresenta, assim, a defesa de uma análise pluridimensional da identidade social dos setores populares e uma classificação superficial dos moradores, a partir de algumas disposições. Ele tem como referências teóricas principais formulações conceituais afirmadas por Néstor Canclini e Pierre Bourdieu.
Palavras-chave: classes populares; favela; identidade social.
Abstract
The treatment given to the central theme of the present text stems from studies developed in our dissertation. The research aimed at identifying. mapping, and analyzing the school strategies, according to view of Pierre Bourdieu, produced through part of the population of Maré, a district that includes 16 slums in Rio de Janeiro city. A monolithic view of the popular classes was, thus, antagonistic to the project developed. The text presents the defense of a multidimensional analysis of the social identity of the popular scctors and a superficial classification of the inhabitants, through a few dispositions. The main theoretical framework are conceptual formulations made by Néstor Canclini and Pierre Bourdieu.
Keywords: popular classes, slums, social identity
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.