Cidade, Monumentalidade e Poder
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2001.v3i6.a13410Palavras-chave:
monumentalidade urbana, poderResumo
Resumo
Este artigo pretende chamar a atenção para a monumentalidade como uma estratégia utilizada de maneira renitente pelo Poder na construção do espaço urbano, fato que, no entanto, nem sempre foi apontado. A fim de tornar clara essa relação entre monumentalidade e poder, a pesquisa inclui os modos como historiadores e arquitetos (especialmente os modernos e os pós-modernos) têm concebido as idéias de monumento e de monumentalidade.Palavras-chave: monumentalidade urbana, poder.
Abstract
This paper intends to attract attention to monumentality as a strategy renitently used by Power in the construction of urban space, a fact, however, not always observed. In order to make clear this relation between monumentality and power, the research includes the ways historians and architects (specially the modern and post-modern ones) have been conceiving the ideas of monument and monumentality.
Keywords: urban monumentality, power.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.