Os Quatro Modelos de Espaço-Tempo e a Reestruturação
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2002.v4i7.a13420Palavras-chave:
Reestruturação, reordenamento do espaço, novo modelo de desenvolvimentoResumo
RESUMOA reestruturação é o processo de reorganização global da sociedade capitalista decorrente do esgotamento do seu ciclo de desenvolvimento industrial e da emergência das necessidades da acumulação financeira que ultrapassa e substitui o ciclo industrial na história. O texto é uma análise deste processo com o intuito de extrair dele um conceito de reestruturação válido para a compreensão do Brasil e do mundo nesta entrada do milênio.
Palavras-chave: Reestruturação, reordenamento do espaço, novo modelo de desenvolvimento.
ABSTRACT
Restructuration is a process of global reorganization of capitalistic society, resulting from the prostration of its industrial development cycle and from the necessities of finantial accumulation that replace the industrial cycle in history. The text is analyse this process searching to obtain a valid concept of restructuration for comprehension of Brazil and the world in this beginning of millennium.
Keywords: Restructuration, reordering of space, new model of development.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.