Considerações Sobre a Interação Sociedade-Estado Através das Redes Telemáticas
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2002.v4i7.a13421Palavras-chave:
governo eletrônico, tecnologias de informação, comunicaçãoResumo
RESUMOA meta deste ensaio é proceder a uma leitura crítica do papel e significado dos portais de governo eletrônico na atualidade em relação à superação (ou aprofundamento) de divisões sociais e espaciais existentes nas sociedades contemporâneas. O trabalho está organizado em três passos principais: primeiro é caracterizado, de forma descritiva, os principais elementos e constituintes do e-governo (i). A seguir são explicitadas as formas de disseminação do e-governo no mundo e no Brasil (ii). Finalmente, fazemos um primeiro esboço da nossa perspectiva a respeito deste objeto a partir de uma reflexão crítica das suas características e proposições (iii).
Palavras-chave: governo eletrônico, tecnologias de informação e comunicação.
ABSTRACT
This essay aims to proceed a critical reading of the role and meaning of electronic government’s portals at the present time concerning the overcome (or deepening) of contemporary societies actual social and spacial divisions. The paper is organized in three main steps: first we characterize, in a descriptive way, e-government’s main elements and constituent (i). Afterwards e-government’s spread forms throughout the world and Brazil are clarified (ii). Finally, we make a first sketch of our perspective regarding this object based on a critical reflection of its characteristics and propositions (iii).
Keywords: e-government; information and communication technologies.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.