adronização da Informação Geográfica e Metadados Geoespaciais Digitais
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2002.v4i7.a13424Palavras-chave:
Sistemas de Informação Geográfica, Geoprocessamento, Geografia, Bancos de Dados, Computação.Resumo
RESUMO
Um sistema gerenciador de banco de dados pode possuir uma extensão de um banco de dados voltada para o armazenamento e recuperação de metadados baseados em objetos abstratos. O objetivo deste trabalho é alcançar um entendimento melhor dos requisitos básicos para um gerenciador de metadados. operar satisfatoriamente, além de testar ao máximo um modelo de armazenamento avaliando o seu desempenho, diante dos diversos tipos de dados geográficos existentes. O trabalho aponta a necessidade de se conhecer melhor o desempenho de sistemas já desenvolvidos, ou em desenvolvimento, com objetivos de gerenciar metadados geográficos digitais.
Palavras-chave: Sistemas de Informação Geográfica, Geoprocessamento, Geografia, Bancos de Dados, Computação.
Database management systems can be design with an extended database in order to store and retrieve metadata based on abstract objects. The target of this paper is a better understanding of basic requirements to this database management system operates satisfactorily, above all to test at best a model to store, analysing your performance, in front of several types of existing geographic data. The aim of this paper is to show some needs to know developed systems performance, or in developing, which purpose is digital geographic metadata management. Keywords: Geographic Information Systems, Geoprocessing, Geography, Databases, Computation.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.