Várzeas, Operários e Futebol: Uma outra Geografia
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2002.v4i8.a13435Palavras-chave:
futebol, cidade, classe operária, BrasilResumo
RESUMONo sentido de abrir uma nova perspectiva de estudo geográfico da cidade, procuramos inserir o futebol. Trata-se de modalidade esportiva codificada pelos ingleses no século XIX e que rapidamente se difundiu no contexto da modernidade urbana, alimentando a cultura operária em formação. Analisando o caso brasileiro, procuramos examinar o processo de popularização do futebol na cidade de São Paulo.
Palavras-chave: futebol — cidade — classe operária — Brasil.
ABSTRACT
In order to open a new perspective on geographical studies of the city, we try to insert the football. This sport was codified by the English in the nineteenth century and quickly spread out in the modernity context, contributing to the making of the working class culture. Analysing the Brazilian situation, we examine the popularisation process of the football in São Paulo.
Key — words: football — city — working class - Brazil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.