Cacoal- RO: A constituição de um campesinato na fronteira agrícola da Amazônia Meridional
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2003.v5i10.a13453Palavras-chave:
Campesinato, cafeicultura, fronteira, relações de trabalho e AmazôniaResumo
O trabalho investiga a constituição de um campesinato proveniente do Espírito Santo e dedicado à cafeicultura no município de Cacoal - RO. A pesquisa mostra o processo de ocupação e as relações de trabalho, imprescindíveis para a compreensão da ordem territorial e ambiental implantada na fronteira agrícola da Amazônia Meridional. Elaboramos um balanço apontando os avanços e os limites com que se defronta o processo de consolidação deste campesinato, localizado em uma das áreas rurais mais dinâmicas da Amazônia.Abstract: This work researches a peasantry constitution whose peasants arrived from the State of Espírito Santo to dedicate to coffee plantation at Cacoal - RO. This research shows the occupation process and work relations necessary to understand territory and environmental orders implanted on agricultural frontier at Southern Amazonia. We also made a balance showing advances and limits on this process of peasantry consolidation located at one of more dynamic rural areas at Amazonia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.