Geossistemas e gestão ambiental na bacia hidrográfica do rio São João-RJ
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2004.v6i12.a13481Palavras-chave:
geossistemas, fisiologia da paisagem, complexidade, gestão ambiental, desenvolvimento sustentável,Resumo
Trata o presente artigo de um estudo de caso envolvendo a caracterização dos geossistemas na bacia hidrográfica do rio São João-RJ, relacionado diretamente com uma abordagem complexa e integradora da relação natureza e sociedade, e com as práticas de gestão ambiental em busca de um desenvolvimento sustentável. O principal resultado é a compartimentação espacial em unidades geossistêrnicas integrando as variáveis arnbientais físicas, ecológicas e sociais. Tais unidades são relacionadas com a busca de estratégias para uma gestão ambiental complexa e holística.Abstract
This paper is a study case involving the characterization of the geosystems in São João river basin, related with a complex and integrated view of the relationship between nature and society, and with the actions of environmental management and the search for sustainable development. The main result is the spacial compartimentation in geosystemic unities integrating the physical, ecological and social environmental variables. These unities are related with the search of strategies for a complex and holistic environmental management.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.