Centros históricos- Mercantilização e territorialidades do patrimônio cultural urbano
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2005.v7i14.a13490Palavras-chave:
Refuncionalização urbana, Centros Históricos, Patrimônio Cultural,Resumo
Este artigo trás à reflexão os processos sócio-espaciais envolvidos nos atuais projetos de refuncionalização urbana, destacando as estratégias de preservação do patrimônio histórico edificado e de reintegração de áreas urbanas abandonadas, sobretudo nos Centros Históricos consolidados pela industrialização. O gerenciamento político e empresarial dessas áreas tem subvertido o caráter público desses bens e fortalecido a imagem das cidades como mercadorias vendáveis no mercado global.Abstract
This paper aims to contribute to the reflection of the socio-spatial processes involved in the current projects of urban refuntionalization, enhancing the strategies for preservation of the built historical patrimony and the reintegration of the abandoned urban areas, mainly in the histoncal centers consolidated by industries. The political and business management have subverted the public character of these goods, and strength the image of cities as goods to be sold in the global market.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.