Proposições para estudos territoriais
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2006.v8i15.a13511Palavras-chave:
Geografia, Território, métodoResumo
Este texto focaliza alguns resultados de pesquisas realizadas nos últimos anos sobre as diferentes abordagens e concepções de temtório em Ciências Sociais, especialmente na Geografia, na Itália e no Brasil. Trabalha-se sobre proposições de C. Raffestin, G. Dematteis, A. Turco e E. Turri, precursores na re-elaboração da Geografia no p6s- 1960 e em estudos territoriais. No final, realiza-se algumas considerações te6rico-metodológicas para uma abordagem (i)material do território, ainda em construção.Abstract
This text focus on some results of researches from the last years about different approaches and conceptions of territories in Social Sciences, specially in Geography, in Italy and Brazil. We work on assumptions from C. Raffestin, G.Dematteis,A. Turco and E. Turri, precursors in the re-elaboration of Geography after 60's and in territorial studies. In last considerations, we make some theoretic-methodological views for a(n) (i)material approach of territory, subject still under construction.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.