Algumas considerações sobre o efeito do fenômeno El Niño sobre feições costeiras ao longo da costa brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2006.v8i15.a13513Palavras-chave:
El Niño, Litoral brasileiro, GeomorfologiaResumo
Este trabalho tem como objetivo principal traçar algumas considerações sobre a influência do efeito El Niño no balanço de sedimentos em algumas regiões da costa brasileira. O efeito El Niño atua ao longo do litoral bloqueando a subida para as baixas latitudes. Deste modo uma vez que há influência direta deste processo no padrão ritmo do clima de ondas e nos ventos, forçantes fundamentais na dinâmica sedimentar da zona costeira foi constatado discrepâncias do padrão normal desta dinâmica em alguns pontos da costa brasileira. Os resultados mostraram que na costa nordestina em anos El niño há intensificação do transporte eólicos no Ceará. Na Bahia a dinâmica de algumas praias encaixadas foi afetada na sua morfodinâmica. No litoral flurninense a dinâmica de sedimentos de um campo de dunas foi severamente afetada em anos El niño. No sul do pais foramobservados efeitos erosivos significativos. Deste modo abre-se um nova perspectiva para estudos costeiros onde é possfvel se levar em conta grandes modificações do quadromorfodinâmico de algumas áreas costeiras no Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.