Mudanças de final de século no padrão de distribuição das atividades econômicas no Estado de São Paulo: O caso do "abcd Paulista"
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2007.v9i17.a13532Palavras-chave:
ABCD Paulista, Distritos Industriais, ClustersResumo
Este artigo propõe tratar dos conceitos de Distritos Industriais e Clusters. A idéia básica procura analisar em que medida o assim chamado "ABCD Paulista" pode ser considerado um Distrito Industrial ou um Cluster. Tentamos analisar os principais padrões
organizacionais da atividade industrial nos quatro municípios que formam o ABCD Paulista. Na mesma linha de raciocínio discutem-se possíveis mudanças futuras, incluindo impactos dessas mudanças na política fiscal.
Abstract
The present article deals with the concepts of Industrial Districts and Clusters. The main idea behind our analysis is to study in which measure the so called "ABCD Paulista" can be considered as an Industrial District or a Cluster. We try to analyze the main organizational patterns of the industrial activity in the four municipalities that compound the ABCD Paulista. In the same line of reasoning we discuss severa1 possible changes towards the near future, including the impacts of changes in local taxes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.